segunda-feira, 21 de junho de 2010
O que acontecia em Porto Feliz na época da primeira guerra mundial 1914 a 1918 .
Uma parte do filme ,falando um pouco melhor sobre Porto Feliz .
A importância da História .
Porto Feliz contribuiu de maneira significativa no processo de construção do território nacional. A História da cidade surge justamente com o movimento das Monções, importante fase do bandeirismo paulista. As expedições fluviais de descobertas de novas terras, comércio e povoamento, organizadas pelos bandeirantes, eram denominadas de monções (termo de origem árabe que significa vento favorável à navegação).
O período mais importante das Monções ocorreu por volta do século XVIII, após as descobertas das minas de ouro de Cuibá. Do Porto de Araritaguaba, antigo nome de Porto Feliz, partiam as monções que navegando pelo rio Tietê e outros grandes rios, em busca de riquezas, expandiram as fronteiras brasileiras delimitadas pelo Tratado de Tordesilhas.
acontecimentos durante a Primeira Guerra Mundial 1914 a 1918 em Porto Feliz.
Em 29/03/1914 falece, em Porto Feliz, o Cônego José Ilidro Rodrigues, que foi vigário da paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens durante mais de 40 anos. Ele que era filho do Sr. José Rodrigues Viera e de Dona Núncia Maria do Carmo. O Cônego nunca procurou ir além de suas funções e esse fato fez com que seu nome fosse esquecido por algum tempo. Foi promovido a dignidade de Cônego por ser indicado, por André Rocha ao Primeiro Bispo de Botucatu, já falecido, Dom Lúcio Antunes de Souza. Neste mesmo ano, no dia
19/07/1914 é organizada, a Igreja Presbiteriana Independente de Porto Feliz, contando com 45 membros e 23 membros menores. Ainda localizada na Praça Duque de Caxias, desde sua fundação. A cidade lembra-se do nascimento de Benedito José Diana, que foi prefeito Municipal de Porto Feliz por duas vezes. Foi também várias vezes vereador.1915 nenhum fato relatado.
Em 26/04/1916 Cândido Motta é convidado pelo presidente do estado, Dr.Altino Arantes, a ocupar a pasta da Agricultura.
Em 16/08/1916 visita Porto Feliz,acompanhado de diversos excursionistas o Dr. Cândido Motta.Essa visita foi registrada por fotografias,que mostram o Dr.Cândido Motta em frente a casa onde nasceu,da praça da Matriz. Além de fotos que mostram os excursionistas em diversos pontos arquitetônicos da cidade seus casarios, a Igreja da Matriz, o chafariz da praça, o Porto das Monções e uma foto panorâmica mostram, com perfeição, a Igreja da Santa Cruz, que existiu junto ao cemitério (da atual Rua Ademar de Barros), Autor da foto: J. Pinto e Filho - Capivari.
Em 17/01/1917 nasce, em Capivari, o Historiador Vicente Palma, filho de Francisco Palma e Regina Fatoretto Palma. Fixou residência em Porto Feliz, onde se estabeleceu como comerciante. Tornou-se um dos mais dedicados e estudiosos da História de Porto Feliz e das tradições da "Terra das Monções”. Durante muitos anos, e até seu falecimento, foi responsável pela direção do Museu Histórico e Pedagógico das Monções.
19/07/1917 foi fundado em Porto Feliz, o Clube Recreativo Familiar. Seu primeiro nome foi: Clube Recreativo Progresso. Após vários anos seu nome então foi dado como: Clube Recreativo Familiar. Nesse ano tambem nasce Olívio Barbosa.
A guerra chegou ao fim e mesmo assim , em 01/04/1919,com o regresso da França,para onde partiu na ocasião da declaração da Guerra(1914-1918), o Sr.Eugene Suire, guarda livros do Engenho Central desta cidade.
29/05/1919 são constatados os primeiros casos de Gripe Espanhola em Porto Feliz, que vitimou centenas de pessoas, entre essas pessoas a Sra. Benedita Mota a esposa de Cel. Eugenio Mota, Prefeito Municipal. Prestou socorro aos enfermos pelo Dr. Francisco Moreschi, médico residente em Boituva.
31/10/1919 é criada em nossa cidade a Caixa Econômica Estadual.
foto da praça matriz atual de Porto feliz ..informaçoes retirada do Livro Efemérides de Porto Feliz, de Romeu Castelucci.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Gabriela: Muito bom, como sempre. Gostei do vídeo (valorizou a postagem, embora não seja referente ao período solicitado). O visual do Blog também ficou muito bom. Verifique, apenas, alguns erros de digitação ou de ortografia (por exemplo, no título o artigo definido o está "colado" com o pronome que, etc.).
ResponderExcluirNo mais, está de acordo com o que foi pedido. Parabéns. Prof. Carlos.